tecnologia voipA telefonia VoIP é uma tecnologia que permite a comunicação entre pontos de contato diferentes a partir da internet. Com a telefonia VoIP é possível se comunicar a partir de um computador, smartphone, tablet e qualquer outro dispositivo de comunicação que esteja conectado à internet.

As chamadas realizadas por meio da tecnologia VoIP podem acontecer em qualquer lugar do mundo, sem o custo de uma ligação internacional. Essa é uma das maiores vantagens dessa tecnologia, a telefonia VoIP reduz os custos para a empresa e elimina os obstáculos na comunicação.

Neste artigo, você vai conhecer mais sobre a telefonia VoIP, confira!

Quais são as diferenças entre a telefonia VoIP e a telefonia IP

A telefonia VoIP e a telefonia IP fazem parte do mesmo universo e são utilizadas em ambientes comerciais, porém são diferentes em alguns aspectos. Na telefonia VoIP (Voice over IP – Voz sobre IP), os dados analógicos são convertidos em dados digitais. Isso acontece por meio de um router – um dispositivo que envia a informação da internet – e de uma rede IP.

A comunicação é controlada por meio de um sistema PABX (Private Branch Exchange), uma central que funciona como um operador. A rede é integrada a uma só interface, que reúne todos os ramais em um só número e permite o tráfego de voz em formato digital.

A telefonia IP também faz a conversão dos dados analógicos em dados digitais, mas é o próprio telefone IP que cuida desse processo. Ou seja, nesse caso, é preciso ter um aparelho de telefone específico, conectado diretamente a rede de internet da empresa. 

Telefonia em nuvem: como funciona e quais as vantagens?

Benefícios da telefonia VoIP para sua empresa 

Empresas que investem na telefonia VoIP conseguem ter mais qualidade de voz em suas ligações, mas manter um investimento muito menor do que o necessário para manter uma infraestrutura de telefonia IP. Esses não são os únicos benefícios, a seguir você vai conferir outros exemplos de vantagens para as empresas que utilizam essa tecnologia.

Mobilidade

A telefonia VoIP não depende de um aparelho telefônico fixo específico, é possível utilizar a central telefônica em qualquer dispositivo móvel com acesso à internet. Dessa forma, a tecnologia proporciona mais mobilidade, permitindo que os usuários consigam se comunicar a partir de qualquer lugar.

É uma solução que facilita a comunicação entre times que trabalham de forma remota, equipes de campo, profissionais de vendas que estão sempre se locomovendo entre outros que estão ou não no escritório.

Integração entre sistemas

O VoIP facilita a integração entre diversos sistemas utilizados pela empresa. É possível conectar a tecnologia a soluções como softwares de CRM, vendas, ERP etc. Os times trabalham de forma mais integrada e conectados com todos os recursos necessários para executarem suas tarefas.

Otimização de recursos

A infraestrutura de uma rede de telefonia VoIP é menor do que a de um modelo tradicional. A redução se deve ao número de aparelhos telefônicos que é dispensado, pois cada pessoa pode usar um dispositivo móvel que já utiliza, como o próprio computador da empresa. 

Além disso, não é necessário instalar redes complexas que utilizam metros e mais metros de cabos e fios para fazer com que a comunicação seja possível.

Veja como escolher o melhor gateway de voz para sua empresa

 

Como escolher a melhor solução de telefonia VOIP 

Alguns sinais revelam que as empresas precisam investir em novas soluções para continuarem crescendo de forma saudável e escalável. Um deles é o custo com reparos e manutenções do sistema telefônico. Outro são os custos com as ligações interurbanas e roaming. Além disso, também é preciso avaliar quais obstáculos são enfrentados na comunicação. 

Se a sua empresa lida com esses cenários, já é hora de mudar sua estrutura telefônica. Mas como escolher a melhor solução de telefonia VoIP para o seu negócio? A solução precisa atender a alguns requisitos que vão garantir um bom funcionamento da sua rede:

Atendimento de qualidade: no momento da cotação e avaliação das opções, observe como o fornecedor atende. Enquanto negocia, pesquise sobre a empresa na internet e veja o que outros clientes falam dela.

Prazo de portabilidade: a portabilidade em poucos dias evita que a sua rede de comunicação sofra com pausas que podem prejudicar a operação.

Recursos oferecidos no contrato: avalie o que o fornecedor oferece de produtos e serviços, além da infraestrutura da telefonia, como URA, número 0800, gravações de chamadas etc.

Equipamentos de qualidade: todos os recursos necessários para a sua infraestrutura devem ter qualidade comprovada. Além disso, a empresa pode oferecer algum tipo de suporte que ofereça mais segurança, como garantia de equipamentos e manutenção.

Recursos de fácil instalação e manutenção: a qualidade da entrega do serviço não pode se limitar à instalação. A manutenção dos equipamentos é fundamental para garantir o retorno sobre o investimento aplicado.

Além disso, outras facilidades devem ser garantidas pelo fornecedor. Veja as vantagens que você tem com os equipamentos Intelbras.

 

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Fonte: blog.intelbras.com.br