Você sabe o que fazer ao sofrer uma queda de energia na sua residência? A luz de emergência é um equipamento que pode ser facilmente visto em vários ambientes comerciais e residenciais que não querem ‘ficar no escuro’ em caso de interrupção do fornecimento de energia.

A iluminação de emergência é um item de segurança muito útil e até mesmo obrigatório em estabelecimentos comerciais com grande circulação de pessoas. A finalidade deste equipamento é evitar acidentes durante situações de baixa visibilidade, uma vez que permite enxergar o caminho com mais facilidade

Neste conteúdo, falaremos mais sobre o funcionamento da luz de emergência e os cenários de aplicação deste equipamento, com destaque para os modelos residenciais. Confira!

Como funciona a luz de emergência? 

A função principal da luz de emergência é garantir a iluminação dos ambientes em caso de falta de energia. Além disso, o equipamento pode ser utilizado para direcionar o fluxo de pessoas por meio de alertas luminosos em saídas, halls e escadas, ajudando a evitar acidentes durante determinadas situações. 

Shoppings, salas de cinema, academias, instituições de ensino, escadarias internas e ambientes compartilhados de condomínios ou prédios comerciais são alguns dos lugares que se beneficiam da luz de emergência — inclusive seu uso é obrigatório segundo leis estaduais, seguindo as normas da ABNT, as quais são aprovadas pelo Corpo de Bombeiros

No entanto, a luz de emergência também pode ser utilizada em residências e pode ser facilmente instaladas nos seguintes locais: 

  • corredores;
  • escadas;
  • quarto das crianças ou de idosos;
  • na cabeceira da cama (como luz de leitura);
  • na despensa ou adega;
  • áreas externas como piscinas ou jardins.

O equipamento é composto por uma bateria interna recarregável e conta com lâmpadas fluorescentes ou de LED (a mais indicada por ter mais durabilidade e promover economia de energia). Para funcionar, a luminária fica conectada à tomada, sendo carregada, e em caso de interrupção de energia, ela acende automaticamente.

Confira o infográfico: Do planejamento à entrega: 10 soluções tecnológicas para construtoras e condomínios. O material é gratuito.

CTA

Quanto tempo dura a luz de emergência?

A luz de emergência pode ser facilmente instalada e dura até 6 horas, dependendo da opção de lâmpada escolhida e outros ajustes determinados pelo usuário. Um destes ajustes é o nível de iluminação, que pode ser mínimo e máximo. Dessa forma, a carga vai ser mais ou menos consumida dependendo da seleção de nível realizada.

Aliás, alguns aparelhos modernos facilitam esse processo indicando quando o equipamento carregou completamente, evitando o desgaste prematuro; têm proteção contra oscilações da rede — o que reduz o risco de queima da luminária — e ainda são fabricadas em material anti-UV, ou seja, são resistentes à luz solar.

Como instalar a luz de emergência na residência? 

Uma dica na hora de instalar é posicionar o equipamento em um lugar alto, deixando-o bem fixado. Dessa maneira, evita-se que caia no chão, que as pessoas esbarrem no aparelho e que alguém mexa na chave seletora do nível de iluminação.

O procedimento pode ser realizado pelo próprio morador ou por um profissional especializado na instalação do equipamento, caso a pessoa não tenha tanta segurança em instalar sozinha. 

Lembre-se de manter a luz de emergência sempre conectada à tomada, pois caso contrário, a bateria do aparelho pode descarregar com o tempo. Para saber se ela está funcionando corretamente, você pode retirar o produto da tomada a cada 3 meses e verificar se a lâmpada acende. 

Mitos e verdades sobre casas inteligentes 

Luz de emergência como luminária portátil

Até agora, falamos bastante sobre como a luz de emergência pode ser instalada e usada em ambientes residenciais, mas deixando-a fixada nos locais. Porém, este equipamento também é bastante útil quando é preciso contar com uma luminária portátil.

Depois de completamente carregada, a luz de emergência pode ser levada para onde não há fornecimento de energia: 

  • acampamentos;
  • trilhas noturnas;
  • pescarias;
  • florestas.

Você vai poder iluminar ambientes e realizar atividades como cozinhar, ler e outras ações com facilidade, por um longo tempo e sem depender de velas.

Você tem alguma dúvida sobre a luz de emergência ou quer conhecer os modelos da Intelbras? Acesse nossa página de produtos ou entre em contato!

Acompanhe mais novidades sobre tecnologias para residências no Blog da Intelbras e nas nossas redes sociais (Facebook, Instagram, LinkedIn e Twitter). 

Texto publicado em 11/09/2018 e atualizado em 22/02/2022. 

.yuzo_related_post img{width:172.5px !important; height:120px !important;}
.yuzo_related_post .relatedthumb{line-height:15px;background: !important;color:!important;}
.yuzo_related_post .relatedthumb:hover{background:#fcfcf4 !important; -webkit-transition: background 0.2s linear; -moz-transition: background 0.2s linear; -o-transition: background 0.2s linear; transition: background 0.2s linear;;color:!important;}
.yuzo_related_post .relatedthumb a{color:!important;}
.yuzo_related_post .relatedthumb a:hover{ color:}!important;}
.yuzo_related_post .relatedthumb:hover a{ color:!important;}
.yuzo_related_post .relatedthumb:hover .yuzo__text–title{ color:!important;}
.yuzo_related_post .yuzo_text, .yuzo_related_post .yuzo_views_post {color:!important;}
.yuzo_related_post .relatedthumb:hover .yuzo_text, .yuzo_related_post:hover .yuzo_views_post {color:!important;}
.yuzo_related_post .relatedthumb{ margin: 0px 0px 0px 0px; padding: 5px 5px 5px 5px; }

Fonte: blog.intelbras.com.br