Transformar TV em Smart pode ser uma ótima solução para pessoas que buscam esse tipo de tecnologia, mas possuem um modelo de TV mais antigo. 

Diferente das televisões convencionais, a Smart TV é um dispositivo inteligente com conexão à internet que permite acessar diversas plataformas de streaming de vídeo e áudio. Através de alguns dispositivos, é possível transformar uma TV convencional — inclusive os modelos mais antigos de tubo — em um aparelho inteligente. 

Dessa forma, você pode aproveitar momentos especiais em sua casa com a família, seja ouvindo as playlists favoritas em aplicativos de música ou tendo aquela experiência de cinema assistindo a um bom filme ou série.

Vem aprender como transformar televisão em Smart TV e conheça as vantagens de ter um televisor conectado à internet.

 

É possível transformar TV em Smart TV?

Muitas pessoas se perguntam se é possível transformar TV em Smart e a resposta é sim! Existem recursos que permitem esse tipo de ação para deixar a sua casa mais prática, moderna e aconchegante.

As plataformas de streaming vêm ganhando cada vez mais espaço na casa das pessoas e podem ser ótimas aliadas em momentos de lazer e relaxamento. Além dos inúmeros benefícios, são soluções acessíveis e com ótimo custo-benefício.

Ter uma Smart TV em casa, assim como outros dispositivos inteligentes, traz benefícios como conforto e praticidade para o dia a dia. Com uma televisão conectada, você pode assistir séries, filmes e vídeos e ouvir música nas principais plataformas de streaming. Dependendo do dispositivo, também é possível jogar seus games favoritos.

Conforme pesquisa feita pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), divulgada pelo IBGE em setembro de 2022, a TV foi o aparelho mais utilizado nas casas para acessar a internet, passando até mesmo pelo computador.  Esse crescimento não é à toa! 

Há muitas vantagens de transformar TV em Smart, entre as quais podemos destacar:

Prolongar a vida útil da sua TV

Uma televisão tem vida útil de, em média, 10 anos. Um dos benefícios nesse sentido é que, ao conectar um dispositivo que transforma sua TV em Smart, você agrega novas funcionalidades ao aparelho, prolongando sua vida útil.

Acesso a conteúdos

A principal vantagem em ter uma televisão inteligente é a variedade de conteúdos que podem ser acessados, visto que ela se conecta à internet. A maioria dos dispositivos que transformam TV em Smart tem memória e sistema operacional próprio que permitem baixar aplicativos e jogos. 

Dispositivos com sistema operacional Android TV certificado pelo Google têm aplicativos pensados para TV e que recebem atualizações, oferecendo uma melhor experiência ao usuário.

Integração com outras soluções inteligentes

Alguns dispositivos para transformar TVs em Smart podem se conectar a outros equipamentos inteligentes para automações residenciais. Com essa funcionalidade, é possível usar dispositivos, a exemplo da câmera com Wi-Fi e detector de movimento, como gatilho para ligar a TV. 

Outra possibilidade é dar um comando de voz a um smart speaker para criar um ambiente de cinema, alterando a iluminação e ligando a televisão e o ar-condicionado.

Já pensou em montar todo um ambiente semelhante ao de um cinema e viver essas experiências em sua própria casa? Com esse recurso é possível! Existem inúmeros dispositivos inteligentes capazes de realizar automações em sua casa, conectados à sua tv.

Comando por voz

Alguns dispositivos também respondem comando por voz, sem necessitar de integração com um Smart Speaker. Nesses casos, a função é geralmente acionada por meio do controle remoto do dispositivo.

Dessa forma, sua rotina fica ainda mais facilitada quando as ações passam a ser realizadas apenas com o uso de uma frase determinada.

Leia também: Tudo sobre assistente de voz e suas aplicações no dia a dia

 

Aparelhos para transformar TV em Smart

Já vimos que ter uma televisão conectada traz muitas vantagens para você e a sua a casa. Há diversas opções de como transformar TV em Smart TV, e a melhor escolha depende de quais são os seus objetivos com o dispositivo. 

Se você quer apenas ter uma televisão conectada à internet, qualquer uma das opções abaixo servirá. Mas se você procura alguma funcionalidade específica, esteja atento aos detalhes de cada opção. Nesse caso, os principais aparelhos são:

  • Computador: apesar de não ser um dispositivo específico para transformar TV em Smart, o computador pode cumprir a função desejada. Ao conectá-lo à televisão por cabo HDMI, é possível espelhar a tela do computador e acessar os principais aplicativos e sites de streaming para assistir séries, filmes e vídeos e ouvir música. Não é a maneira mais prática de como transformar TV em Smart TV, mas é a mais acessível se você já possuir um computador em casa;
  • Smart TV Box: é uma caixinha que se conecta à TV por cabo HDMI ou AV. O Smart Box TV é mais robusto, geralmente tem memória maior do que os outros tipos de dispositivos para transformar TV em Smart e conta com um sistema operacional próprio (geralmente Android). Assim, seus aplicativos e jogos podem ser baixados direto no dispositivo e ficam centralizados nele. Também é possível conectar periféricos via USB ou Bluetooth, como teclado, fone de ouvido e controle para jogos — transformando sua TV numa espécie de videogame;
  • TV Stick: diferentemente do Smart Box TV, o TV Stick não permite conexão com periféricos, o que limita o seu uso no dia a dia. O equipamento também tem sistema operacional para acessar aplicativos. Ele se conecta à televisão como um pendrive, sendo plugado direto no televisor pela entrada HDMI. 
  • Chromecast: outra opção compacta para transformar TV em Smart é o Chromecast. A principal diferença entre o Chromecast e os dispositivos anteriores é que ele não possui sistema operacional próprio. Portanto, precisa de outros dispositivos para funcionar, já que espelha a tela de smartphones, tablets e computadores na televisão. Nesse sentido, o controle dele acontece por meio desses outros dispositivos.

Saiba mais: Smart TV Box ou Chromecast: qual é a melhor escolha?

  • Videogame: você pode transformar a TV em smart usando consoles. Modelos como o PlayStation 4 (PS4), PlayStation 5 (PS5), Xbox One e Xbox Series X/S possuem aplicativos de música e vídeo, como o Youtube, Spotify e Netflix.
  • Celulares: alguns aparelhos com sistema Android e iOS apresentam compatibilidade com cabos HDMI e podem ser conectados à TV para transformá-la em Smart. Existem ainda, alguns modelos de smartphone com a capacidade de funcionamento com cabo ligado à TV, fazendo com que ele se transforme em um mini computador e possibilite o acesso a serviços de streaming, jogos e navegadores da internet.

Alguns modelos de Smart Box TV e TV Stick permitem integração com outros dispositivos inteligentes. No caso do Chromecast, a única integração possível é com o Smart Speaker do Google. Se você deseja montar uma casa inteligente, esse pode ser um ponto decisivo para a sua escolha. 

Com o avanço da tecnologia nos dias atuais, muitas ações do dia a dia ficaram ainda mais práticas e cômodas para os usuários. Ter uma Smart TV em casa pode trazer inúmeros benefícios para toda a família.

Assistir aos seus filmes e séries favoritos, ouvir suas playlists com os amigos em casa e outros momentos de lazer, ficam ainda mais especiais com esse tipo de recurso e podem contribuir muito com a melhora na qualidade de vida das pessoas.

Além disso, o custo-benefício de transformar tv em smart pode ser um diferencial na hora de escolher ter esse tipo de dispositivo em sua casa. Com tantas possibilidades no mercado, é possível pesquisar e encontrar a melhor opção dentro do seu orçamento.

Quer saber mais sobre tecnologia e produtos inteligentes? Conheça mais sobre a linha Casa Inteligente da Intelbras e dicas para tornar sua casa cada vez mais conectada com os conteúdos do blog. Acompanhe também nossas redes sociais, estamos no Instagram, Facebook, LinkedIn e Twitter.

 

.yuzo_related_post img{width:172.5px !important; height:120px !important;}
.yuzo_related_post .relatedthumb{line-height:15px;background: !important;color:!important;}
.yuzo_related_post .relatedthumb:hover{background:#fcfcf4 !important; -webkit-transition: background 0.2s linear; -moz-transition: background 0.2s linear; -o-transition: background 0.2s linear; transition: background 0.2s linear;;color:!important;}
.yuzo_related_post .relatedthumb a{color:!important;}
.yuzo_related_post .relatedthumb a:hover{ color:}!important;}
.yuzo_related_post .relatedthumb:hover a{ color:!important;}
.yuzo_related_post .relatedthumb:hover .yuzo__text–title{ color:!important;}
.yuzo_related_post .yuzo_text, .yuzo_related_post .yuzo_views_post {color:!important;}
.yuzo_related_post .relatedthumb:hover .yuzo_text, .yuzo_related_post:hover .yuzo_views_post {color:!important;}
.yuzo_related_post .relatedthumb{ margin: 0px 0px 0px 0px; padding: 5px 5px 5px 5px; }

Fonte: blog.intelbras.com.br