A antena de TV dos brasileiros deixará de ser analógica em 2023. Esse é o prazo limite para que o sinal digital chegue em todos os municípios. Ainda são 1,6 mil municípios que recebem o sinal analógico. O programa Digitaliza Brasil vai distribuir conversores digitais gratuitos para as famílias de baixa renda que ainda não têm acesso ao sinal da TV digital.

Para quem terá o sinal desligado e pode adquirir uma antena de TV, é preciso escolher o equipamento com cautela. Existem diferentes tipos de antena e cada uma é mais indicada para atender as necessidades de cada imóvel. Neste artigo, você vai conhecer os principais tipos para escolher a melhor opção.

 

Que tipos de antena de TV digital existem?

As antenas de TV são divididas em dois tipos: internas e externas. As classificações refletem a forma com que serão utilizadas, ou seja, dentro de um ambiente ou na parte externa do imóvel. Entenda melhor sobre cada utilização a seguir:

 

Antena digital externa

Se você mora em casa, existe a opção de utilizar uma antena digital externa, principalmente se o sinal digital no local que você reside não for muito forte – isso acontece geralmente em regiões mais remotas. Para ter certeza disso, é recomendável conversar com um técnico, mas você pode dar uma olhada nas casas ao redor e verificar se elas possuem antenas externas. Se a resposta for sim, há uma boa chance de você também precisar de uma.

Nesse caso, a melhor antena de TV para você é a externa. Esse tipo de antena possui melhor captação de sinal, por causa de seu porte, e também por ser instalada em locais altos, com mínimos obstáculos. Geralmente, sua instalação é simples, mas é preciso contar com o serviço de um técnico.

A única desvantagem desse tipo de antena é que ela sofre desgaste com as intempéries e o sinal pode ser prejudicado por conta de ventos ou chuvas fortes.

 

Smart controle universal: saiba como escolher o ideal para você

Antena digital interna

A antena digital interna pode ser a melhor antena de TV no caso de quem mora em apartamento ou em locais que recebem um bom sinal digital. Ela geralmente é um equipamento compacto e que pode ser instalado por qualquer pessoa: basta conectar a antena na saída da TV ou do conversor digital.

 

Veja como ter uma TV com comando de voz sem precisar comprar um aparelho novo

 

Existem, basicamente, dois tipos de antena digital interna: a padrão e a amplificada. A diferença entre elas é que a antena amplificada, como o nome já diz, amplifica o sinal. Para isso, ela necessita de uma alimentação de energia, podendo ser, por exemplo, via plug para a tomada ou conexão USB. Algumas dessas antenas são 2 em 1, ou seja, recebem sinais UHF e HDTV no mesmo produto. Outras são 4 em 1, recebendo UHF, HDTV, VHF e FM no mesmo produto.

Há ainda a questão do design. Existem antenas internas maiores, menores, retangulares, cilíndricas, com luz, sem luz, etc. Basta escolher de acordo com sua preferência e o ambiente no qual você vai utilizá-la.

Como escolher uma antena de TV para a sua necessidade? 

A primeira coisa a se fazer é definir qual é o tipo de antena de TV que será utilizada no seu imóvel. Essa escolha vai direcionar outras decisões, como a qualidade e resistência do equipamento. As antenas externas precisam oferecer mais resistência e durabilidade. Veja outros pontos para avaliar:

 

Tamanho da antena

Antenas internas ocupam um certo espaço no ambiente e você precisa avaliar como será a disposição do equipamento no ambiente. Uma antena digital interna costuma ser menor do que os modelos de antenas analógicas.

 

Qualidade da antena

Além da qualidade de sinal, que a antena deve oferecer, é preciso que o equipamento tenha uma boa estrutura e seja desenvolvido a partir de materiais resistentes. Principalmente as antenas externas, pois sofrerão com as ações do tempo e mudanças climáticas. Mesmo para os modelos internos, a qualidade vai reduzir o número de manutenções e aumentar a durabilidade do aparelho.

 

Qualidade de imagem

A imagem que a antena proporciona ao equipamento também deve ser avaliada. As TVs digitais apresentam qualidade superior ao sinal de TV analógico. No entanto, existem diferentes tipos de equipamentos e marcas. A avaliação prévia vai evitar arrependimentos futuros.

 

Smart TV Box ou Chromecast: qual é a escolha ideal?

Compatibilidade e instalação

Um equipamento de fácil instalação evita que o técnico passe horas para finalizar a configuração. Em alguns casos, os próprios moradores conseguem configurar o aparelho, por causa da facilidade. Para isso, é fundamental que a antena seja compatível com a sua TV. Atente-se a isso antes de comprar.

Na Intelbras você encontra diversos tipos de antenas de TV que atende a todos os requisitos. Confira as opções!

 

Conteúdo original publicado em 15/07/2019.

.yuzo_related_post img{width:172.5px !important; height:120px !important;}
.yuzo_related_post .relatedthumb{line-height:15px;background: !important;color:!important;}
.yuzo_related_post .relatedthumb:hover{background:#fcfcf4 !important; -webkit-transition: background 0.2s linear; -moz-transition: background 0.2s linear; -o-transition: background 0.2s linear; transition: background 0.2s linear;;color:!important;}
.yuzo_related_post .relatedthumb a{color:!important;}
.yuzo_related_post .relatedthumb a:hover{ color:}!important;}
.yuzo_related_post .relatedthumb:hover a{ color:!important;}
.yuzo_related_post .relatedthumb:hover .yuzo__text–title{ color:!important;}
.yuzo_related_post .yuzo_text, .yuzo_related_post .yuzo_views_post {color:!important;}
.yuzo_related_post .relatedthumb:hover .yuzo_text, .yuzo_related_post:hover .yuzo_views_post {color:!important;}
.yuzo_related_post .relatedthumb{ margin: 0px 0px 0px 0px; padding: 5px 5px 5px 5px; }

Fonte: blog.intelbras.com.br