Um sistema de segurança residencial Wi-Fi é uma tecnologia que dispensa grandes intervenções na infraestrutura do local de instalação e promove facilidade e comodidade no controle de equipamentos por aplicativos.

Além disso, a variedade de produtos e linhas específicas disponíveis no mercado também se adaptam aos diferentes objetivos e necessidades de cada casa.

Neste post, vamos entender quais são os benefícios e aplicações de um sistema de segurança residencial sem fio. Acompanhe!

Sistema de segurança residencial

segurança residencial

Quando nos referimos a um sistema de segurança residencial, estamos falando de um projeto completo que reúne um conjunto de equipamentos que buscam proteger as pessoas e seus patrimônios.

Apesar de serem soluções diferentes, juntos, eles costumam compor a famosa tríade da segurança eletrônica: o controle de acesso, o monitoramento e o sistema de alarmes, ou seja, controle fácil de entradas e saídas, verificação do ambiente a qualquer momento e avisos imediatos em caso de invasão.

Algumas soluções tecnológicas contam com modelos de conexão Wi-Fi, como câmeras, sensores de presença, alarmes e videoporteiros, que permitem o acompanhamento da casa de qualquer lugar por meio de um aplicativo no smartphone. Sendo assim, você fica tranquilo com a praticidade de proteger seus animais, família e patrimônio, mesmo à distância

Mas atenção, antes de decidir quais aparelhos comprar, converse com um técnico para entender quais soluções se adequam às suas necessidades e às especificações da casa. Ele também vai ajudar você a descobrir quais produtos podem ser integrados e quais não podem.

Esses equipamentos de segurança wireless costumam ser bem simples de utilizar e alguns modelos permitem que o próprio morador faça a instalação, como no caso de câmeras internas.

No entanto, alguns dispositivos vão precisar da expertise do instalador, como na hora de colocar uma central de alarme, por exemplo.

Leia também: Saiba como manter a casa segura sem gastar muito

Controle fácil de entradas e saídas

Imagine alguém entrar na sua casa sem permissão? Essa seria uma situação bem incômoda e mostra que a sua residência não está segura o suficiente.

Por essa razão, um sistema de controle de acesso é fundamental para impedir que pessoas sem autorização consigam acessar a sua residência.

A instalação pode ser realizada tanto em áreas externas, como portões de entrada ou garagem, quanto internas, como portas principais do apartamento ou casa. Veja quais equipamentos podem facilitar o gerenciamento de pessoas no seu lar:

  • Fechaduras digitais: específicas para portas de entradas, esse aparelho permite que o morador acesse a residência por meio de senhas, cartões de aproximação (conhecidos como Tags) ou biometria digital, o que dispensa uso de chaves e evita que cópias indevidas sejam realizadas. Além disso, é possível integrar esse equipamento a alarmes, sensores de porta aberta e travamento automático.

Leia também: Fechadura digital: como deixar sua casa mais moderna e segura

  • Videoporteiro: o principal diferencial desse equipamento é a possibilidade do morador ver e conversar com o visitante em tempo real mesmo quando estiver fora de casa. Basta utilizar um aplicativo no smartphone conectado à internet. A tecnologia ainda permite que as imagens sejam gravadas para a visualização posterior.

Verificação do ambiente a qualquer momento

verificação do ambiente

O sistema de segurança residencial Wi-Fi permite a conexão dos equipamentos, como câmeras, com aplicativo para smartphones. Isso possibilita que o morador tenha o controle da movimentação na sua casa de qualquer local do mundo, como no trabalho ou durante uma viagem, por exemplo, sendo necessário apenas conexão com a internet.

Entenda quais possibilidades de funcionamento o aplicativo permite para a verificação da residência a qualquer instante:

  • Monitoramento com imagens em tempo real: o morador consegue checar a casa, observar a movimentação no ambiente e verificar se está tudo em ordem, tudo isso na tela do smartphone e em tempo real, ou por meio da gravação das imagens. Esse recurso é fundamental para casas de praia e sítios que ficam sem visitas dos donos por muito tempo, além de contribuir para o acompanhamento de idosos, crianças e até animais de estimação.
  • Comunicação por voz: com o aplicativo, o morador também consegue ouvir o que está acontecendo na sua residência por meio da captação de áudio realizada pelo sistema de som da câmera. Com isso, há a possibilidade de interagir com pessoas ou animais domésticos presentes no ambiente.
  • Sistema de notificação em casos suspeitos: possibilita que o morador receba alertas e avisos no smartphone caso a câmera identifique alguma movimentação suspeita. Sendo assim, é possível configurar a notificação automática no próprio app.

Leia também: Monitore sua casa através do seu celular

Avisos imediatos em caso de invasão

Um sistema de alarme de segurança residencial Wi-Fi é um dos mais importantes para manter a proteção da residência.

Essa tecnologia funciona como o cérebro de toda a operação, monitorando todos os outros aparelhos na identificação de algum evento suspeito, para assim, emitir um alerta aos proprietários da casa ou a empresa de monitoramento, que acionará a polícia imediatamente se a invasão for confirmada.

Saiba quais os principais equipamentos que compõem o sistema de alarme sem fio:

  • Sensor de movimento: identifica movimentações nos ambientes e emite alertas em casos suspeitos. Há modelos no mercado com inteligência artificial, tornando os sensores muito mais precisos e evitando os disparos acidentais. Por exemplo, a movimentação do seu pet ou mesmo de uma cortina na sua sala de estar, não irá ocasionar disparo do alarme.
  • Sensor de abertura magnético: protege portas e janelas, monitorando a abertura e fechamento.
  • Sirene: item fundamental para disparos de sons de alta potência quando os outros equipamentos identificarem movimentações suspeitas no ambiente. Com isso, é possível avisar os moradores que estão no local e os vizinhos a uma distância de cerca de 600m.
  • Controle remoto: esse acessório é um item importante para ativar e desativar a comunicação com a central de alarmes, principalmente nos casos de alertas falsos.

Vantagens do sistema de segurança sem fio

Um sistema de segurança residencial Wi-Fi é um tipo de sistema de segurança sem fio e conta com uma série de equipamentos projetados para proporcionar diversas vantagens aos moradores, como:

  • Facilidade e rapidez na instalação (diversos equipamentos podem ser instalados pelo próprio proprietário);
  • Dispensa a necessidade de interferências na infraestrutura da residência (já que os equipamentos não possuem fios);
  • Sistemas de alarmes sem fio com autonomia de funcionamento, tendo baterias que duram até 4 horas (caso haja queda de energia e os equipamentos estiverem no Wi-Fi);
  • Praticidade no transporte (pois os equipamentos são mais fáceis de remover, o que é ideal para imóveis alugados);
  • Controle e monitoramento de vários dispositivos por aplicativo no smartphone;
  • Design projetado para não poluir esteticamente o ambiente.

Gostou das nossas dicas? Comente! E continue acompanhando as novidades sobre tecnologia para residências no Blog da Intelbras. Aproveite e siga-nos no Facebook, Instagram, Linkedin e Twitter!

.yuzo_related_post img{width:172.5px !important; height:120px !important;}
.yuzo_related_post .relatedthumb{line-height:15px;background: !important;color:!important;}
.yuzo_related_post .relatedthumb:hover{background:#fcfcf4 !important; -webkit-transition: background 0.2s linear; -moz-transition: background 0.2s linear; -o-transition: background 0.2s linear; transition: background 0.2s linear;;color:!important;}
.yuzo_related_post .relatedthumb a{color:!important;}
.yuzo_related_post .relatedthumb a:hover{ color:}!important;}
.yuzo_related_post .relatedthumb:hover a{ color:!important;}
.yuzo_related_post .relatedthumb:hover .yuzo__text–title{ color:!important;}
.yuzo_related_post .yuzo_text, .yuzo_related_post .yuzo_views_post {color:!important;}
.yuzo_related_post .relatedthumb:hover .yuzo_text, .yuzo_related_post:hover .yuzo_views_post {color:!important;}
.yuzo_related_post .relatedthumb{ margin: 0px 0px 0px 0px; padding: 5px 5px 5px 5px; }

Fonte: blog.intelbras.com.br