Oferecer um atendimento online deixou de ser um diferencial competitivo para ser um requisito essencial nas empresas.

No entanto, apenas disponibilizar canais virtuais não significa muita coisa hoje em dia. É necessário que o atendimento seja realmente bom. Mas o que quer dizer isso?

A resposta está diretamente relacionada às necessidades dos clientes e aos recursos tecnológicos que ajudam os colaboradores a conseguirem atender a essas demandas.

Vamos lá!

O que é um atendimento online?

Atendimento online é uma das maneiras de atender aos clientes de uma empresa – nesse caso, ele é feito no ambiente virtual, pela internet.

Existem diferentes canais digitais para atender aos clientes, tais como:

  • redes sociais;
  • aplicativos de mensagem;
  • chat no site;
  • e-mail;
  • telefonia em nuvem com recursos de autoatendimento.

A grande vantagem de utilizar esses canais de atendimento é a praticidade para o cliente, pois ele não precisa se deslocar até a empresa para resolver algum problema, comprar algum item ou tirar uma dúvida.

No entanto, aí entramos na importância de um bom atendimento online: ele precisa fornecer essa praticidade e agilidade aos clientes – caso contrário, será apenas mais um canal de insatisfação.

No que consiste um bom atendimento online? 

Um bom atendimento online precisa atender às necessidades e expectativas dos clientes. E quais são elas? Vamos lá:

  • agilidade;
  • eficiência;
  • praticidade;
  • resolução de problemas;
  • boa disponibilidade de dias e horários de atendimento;
  • possibilidade de resolver demandas de forma automatizada;
  • disponibilidade de falar com um atendente humano, caso seja necessário.

Um bom atendimento online não apenas resolve problemas, mas também ajuda a aumentar as vendas da empresa. Uma simples conversa para tirar uma dúvida do cliente pode ser uma oportunidade de fechar negócio ou de inseri-lo na jornada de compras. 

Além disso, um atendimento online também precisa ser bom para a própria empresa. 

Não adianta oferecer todas essas características aos clientes se os colaboradores estão sobrecarregados, não conseguem atender à demanda e nem contam com ferramentas para melhorar a produtividade.

Portanto, um bom atendimento online é uma via de mão dupla. 

Leia também: Como aliar o controle de jornada de trabalho dos colaboradores à segurança da empresa? 

Quais são os benefícios de um bom atendimento online? 

Vamos falar sobre as vantagens de investir em um bom atendimento online do ponto de vista das empresas:

Aumento da produtividade 

Quando a empresa investe nas ferramentas certas para promover o bom atendimento online, ocorre a melhora da satisfação dos primeiros clientes: os próprios colaboradores.

Com uma equipe bem treinada para resolver diferentes tipos de demandas e as ferramentas tecnológicas certas, mesmo que haja um aumento considerável na quantidade de atendimentos, haverá produtividade. 

Agilidade na resolução de problemas 

Outro benefício do bom atendimento online é a agilidade com que as demandas dos clientes são resolvidas. 

E aqui entra um ponto importante: na mente do cliente, os canais digitais dizem respeito a uma maior proximidade, mesmo que virtual – e caso uma demanda não seja resolvida na hora, ele precisa saber que a empresa está tentando resolver o mais rápido possível. 

Fidelização do cliente 

Um atendimento que reúne todas as características que citamos certamente contribui para a fidelização do cliente. 

E essa pode ser uma boa meta para a empresa alcançar, já que os custos para fidelizar um cliente são menores em comparação a conquistar novos clientes. 

5 dicas para um bom atendimento online

Vimos até aqui que um bom atendimento online precisa oferecer a melhor experiência ao cliente e também aos colaboradores.

Por isso, aqui estão 5 dicas simples e práticas para serem implementadas o quanto antes:

1. Treine sua equipe 

O treinamento precisa ser constante, pois a cada dia podem surgir novas demandas que nem sempre os atendentes estão preparados para resolver.

Além do treinamento técnico sobre os produtos e serviços oferecidos e de técnicas de comunicação, é importante que a empresa invista em treinamento voltado ao equilíbrio emocional dos colaboradores. Afinal de contas, é um desafio lidar com diferentes perfis de clientes. 

2. Comunique de forma simples e direta

Clareza e objetividade precisam ser o foco de todo bom atendimento online. Ficar fazendo rodeios ou conversando de forma subjetiva (para o cliente tentar decifrar o que está nas entrelinhas) certamente é um erro.

Por isso, vale a pena construir uma espécie de manual de atendimento com as principais perguntas e respostas, para guiar os colaboradores a serem objetivos – mas sem perder a empatia e a humanização da conversa.   

3. Responda rapidamente

Uma característica de todo atendimento online é a rapidez. As pessoas já estão habituadas com a presença de chatbots no atendimento virtual, que respondem rapidamente às perguntas. 

Por isso, para prestar um bom atendimento online, é essencial unir a agilidade da ferramenta tecnológica com a agilidade dos colaboradores humanos. 

4. Tenha uma linguagem humanizada

O ambiente virtual, ao mesmo tempo em que une clientes e empresas, também pode deixar uma sensação de distanciamento. Afinal, não existe o contato olho no olho.

Por isso, mais do que nunca é importante humanizar ao máximo as conversas, inclusive nos chatbots – já viu como eles contam com avatares e têm até nomes? É justamente para humanizar. Falar a mesma linguagem do cliente faz com que ele se identifique com a marca.

5. Seja proativo 

Antecipar-se às necessidades dos clientes é uma das características das empresas em tempos digitais. 

E isso pode ser feito quando a empresa conhece bem o seu cliente, o mercado em que atua e constrói uma base de dados para alimentar com informações importantes para ajudar nessa proatividade. 

Ferramentas para um bom atendimento online

Vimos até o momento que o bom atendimento online une colaboradores treinados com as ferramentas tecnológicas certas.

Por isso, aqui estão três dicas para alinhar a parte tecnológica do atendimento online:

Invista em bons softwares

Essa precisa ser a base do bom atendimento online. Existem vários tipos de softwares que ajudam nesse desafio, mas três deles se destacam:

  • um bom CRM para alimentar os dados e o histórico de atendimento ao cliente;
  • telefonia em nuvem para o atendimento por áudio ou videochamada;
  • chatbot com inteligência artificial, que pode ser programado para uma linguagem mais humanizada, além de aprender novas palavras a cada interação com os clientes.

Tenha uma comunicação omnichannel 

A estratégia omnichannel não é apenas oferecer vários canais de atendimento online, mas trabalhar para que eles estejam interligados e falando a mesma linguagem.

É por isso que as ferramentas tecnológicas ajudam nesse objetivo. Se um cliente entrar em contato via chat, por exemplo, e em outro momento, optar por um atendimento via WhatsApp, é importante que a empresa tenha todo o histórico dele para agilizar a demanda. 

Otimize com chatbots

Não dá para falar sobre bom atendimento online sem o uso de chatbots. Eles facilitam muito a rotina dos clientes e colaboradores ao oferecerem um atendimento rápido e prático. 

E sobre isso, eis dica de ouro da Intelbras:

Como o Wide Chat pode te auxiliar nesse processo 

O Wide Chat é o chatbot inteligente da Intelbras que vem revolucionando a comunicação online das empresas.

Ele é um software que utiliza inteligência artificial e conta com ótimos recursos que profissionalizam e humanizam o atendimento ao cliente, como o uso da estratégia omnichannel e a integração com WhatsApp.

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Fonte: blog.intelbras.com.br