A gestão de obra envolve uma série de soluções usadas do planejamento à execução. Com isso, é preciso escolher tecnologias que possam contribuir para facilitar a construção, aumentar a eficiência na rotina de trabalho e prover mais segurança.

Muitas vezes, as soluções usadas na gestão de obra podem ser aplicadas após a entrega das chaves e ser um diferencial interessante para os moradores. Pensando nisso, separamos 3 opções para você conhecer e considerar incluir na sua gestão de obra. Continue a leitura e saiba mais!

Leia também: Como chegar a inteligência imobiliária por meio de inovações na construção civil

Soluções que ajudam na gestão de obra e construção

Algumas soluções são úteis não apenas durante a obra, mas podem ser usadas pelos próprios moradores que buscam ambientes mais seguros, práticos e confortáveis. Nesse sentido, é importante estimar os custos durante o projeto para não extrapolar o orçamento e considerar as tecnologias que irão agregar em várias etapas da obra. 

Conheça 3 opções práticas que você pode incluir no seu projeto:

Nobreak

O nobreak é um equipamento para conectar dispositivos elétricos e evitar que eles parem de funcionar no caso de queda ou oscilação de energia. Com um estabilizador inteligente, o nobreak evita a queima ou mau funcionamento dos itens conectados de forma segura.

Isso pode ser útil durante a obra para o uso de máquinas e outros dispositivos necessários. Em caso de queda de energia, o nobreak alimenta esses aparelhos por meio de suas baterias internas.

Para os moradores, o nobreak pode ser fundamental para manter o funcionamento de dispositivos como câmeras, alarmes, porteiros eletrônicos e sistemas de acesso ou segurança. Além disso, quem precisa contar com o uso de computadores, servidores, centrais pode garantir a estabilidade com o uso do nobreak que oferece as seguintes proteções:

  • Proteção contra subtensão;
  • Proteção contra sobrecarga;
  • Proteção contra curto-circuito;
  • Proteção contra sobreaquecimento no inversor;
  • Proteção contra sobretensão;
  • Proteção contra descarga total/sobrecarga da bateria.

Câmera de monitoramento

As câmeras de monitoramento são essenciais para a segurança. No canteiro de obras, facilita a supervisão, ajuda a prevenir acidentes e evitar furtos. Com a gravação é possível acompanhar o desenrolar das atividades, identificar erros e falhas nos processos, além de servir como instrumento para treinamento dos trabalhadores.

Existem diversas opções de câmeras disponíveis no mercado e é importante avaliar as suas necessidades para escolher a melhor opção. Nisso, é válido considerar se o monitoramento é para área externa ou interna, nível de detalhamento desejado, tamanho da área a ser monitorada, entre outros aspectos.

Com isso, fica mais fácil definir a solução que funciona melhor para a sua gestão de obras. Uma câmera com inteligência artificial, por exemplo, conta com benefícios tais como:

  • Inteligência perimetral;
  • Medição de proximidade entre pessoas;
  • Detecção de atitudes suspeitas;
  • Reconhecimento facial;
  • Contagem de pessoas.

Cada funcionalidade pode atender cenários diferentes, seja na obra ou no espaço pronto para os moradores. No entanto, é imprescindível apostar em câmeras de qualidade e com boa durabilidade para possibilitar o melhor desempenho.

Sensor de presença 

Por fim, a terceira sugestão de tecnologia para a gestão de obras é o sensor de presença. Usado para acionar a iluminação em um ambiente com a presença de pessoas, é uma ótima alternativa para incluir em qualquer ambiente e evitar que a luz permaneça acesa por tempo excessivo.

No caso de espaços em que há pouca circulação de pessoas como corredores, escadas, garagens ou jardins, por exemplo, os sensores contribuem para economizar luz. Além disso, pode ser combinado com outras soluções e garantir ainda mais praticidade e conforto na rotina dos moradores.

Saiba mais: Projetos de obra para imóveis de alto padrão: produtos, sistemas e instalações indispensáveis

Como escolher as melhores opções

Como vimos, as três tecnologias citadas contam com várias opções no mercado, portanto, é necessário fazer uma análise e ter cuidado na escolha. Isso porque, investir em um equipamento que possa apresentar problemas no futuro pode gerar prejuízo e dor de cabeça.

Verifique a qualidade dos produtos e a possibilidade de integração. Assim fica mais fácil combinar soluções diferentes e proporcionar a automação predial. Além disso, conheça bem os fornecedores para escolher marcas reconhecidas no mercado.

Agora que você está familiarizado com o uso de tecnologias na gestão de obras, conheça o catálogo de produtos Intelbras para empreendimentos de alto padrão

.yuzo_related_post img{width:172.5px !important; height:120px !important;}
.yuzo_related_post .relatedthumb{line-height:15px;background: !important;color:!important;}
.yuzo_related_post .relatedthumb:hover{background:#fcfcf4 !important; -webkit-transition: background 0.2s linear; -moz-transition: background 0.2s linear; -o-transition: background 0.2s linear; transition: background 0.2s linear;;color:!important;}
.yuzo_related_post .relatedthumb a{color:!important;}
.yuzo_related_post .relatedthumb a:hover{ color:}!important;}
.yuzo_related_post .relatedthumb:hover a{ color:!important;}
.yuzo_related_post .relatedthumb:hover .yuzo__text–title{ color:!important;}
.yuzo_related_post .yuzo_text, .yuzo_related_post .yuzo_views_post {color:!important;}
.yuzo_related_post .relatedthumb:hover .yuzo_text, .yuzo_related_post:hover .yuzo_views_post {color:!important;}
.yuzo_related_post .relatedthumb{ margin: 0px 0px 0px 0px; padding: 5px 5px 5px 5px; }

Fonte: blog.intelbras.com.br